Home | Blog
Blog
07.05.2012

O grande receio de contar as novidades de Tonho Crocco é esquecer de algo. O Vinil e CD “O Lado Brilhante da Lua” tem nos dado imensas alegrias. Destaque para o show Clássicos do Rock Gaúcho aonde Tonho, juntamente com outros artistas gaúchos, interpretou alguns clássicos do rock gaúcho juntamente com a Orquestra da Ulbra, para um Salão de Atos da UFRGS lotado e emocionado.

Além da tour estar em andamento com agenda cheia, o músico e o álbum tiveram cinco indicações ao Prêmio Açorianos 2011 (na categoria pop, melhor álbum, melhor intérprete, melhor compositor, melhor produção e espetáculo do ano). Além disso, Tonho participará dia 16 de maio do Projeto Canções aos Pares, juntamente com a sambista Nilze Carvalho. O projeto consiste no encontro de dois músicos de estilos distintos, fazendo um show juntos.

A partir de meados de maio, Tonho passará uma temporada de 3 meses no Rio de Janeiro, mas sempre voltando para o Sul para cumprir sua agenda de shows.

06.02.2012

A TRÉGUA ACABOU deste ano contará com a presença de um convidado de porte nacional para abrilhantar o evento, Tonho Crocco, direto do Rio Grande do Sul. Crocco, vocalista e compositor da banda Ultramen, chega à Maceió com seu trabalho solo e subirá ao palco a convite de Vitor Pi e sua banda. As outras atrações da festa são: a já renomada (e também reconhecida nacionalmente) banda de raggae Vibrações; o projeto YAN SYMOU, que traz as composições de Yan num disco que remete a uma releitura entre Bob Dylan e Raul Seixas de uma forma bastante original; e o DJ Barão, paulistano radicado em Alagoas e bastante aclamado pelo público local.

 

Vitor Pi convida Tonho Crocco

 

Vitor Pi sempre foi muito fã de Tonho Crocco desde a época do Ultramen, e este fez um vídeo (GANGUE DA MATRIZ) criticando os deputados do RS que aprovaram um aumento salarial astronômico para eles mesmos, tal vídeo teve tamanha repercussão a ponto de um dos deputados processar o músico com a justificativa de crime contra a honra. Vitor Pi, daqui de Maceió, indignado com tal absurdo, também fez um vídeo (PARAÍSO DAS ÁGUAS PASSADAS)  em reação à retaliação sofrida pelo músico gaúcho. A notícia chegou ao conhecimento de Crocco que logo fez contato com músico alagoano e se prontificou a comparecer na capital para uma militância artística conjunta, ou seja, A TRÉGUA ACABOU!

 

Sintam-se convidados a dar fim à trégua sócio-político-cultural que assola nosso país, dia 11/02 e que se faça com o requinte de entretenimento e diversão!

27.09.2011

SHOW DE LANÇAMENTO DO CD E LP "O LADO BRILHANTE DA LUA" - TONHO CROCCO

 

Que tal uma viagem musical com início no Samba, passando pelo Afrobeat, com escalas no Rap/Soul/Rhythm and Blues e destino final no balanço Brasileiro?

Pois esse é o itinerário proposto pelo artista mais polêmico do ano de 2011.

Tonho Crocco faz show oficial de lançamento do seu primeiro álbum O LADO BRILHANTE DA LUA dia 30 de setembro, sexta-feira as 21h no Teatro Renascença em Porto Alegre-RS.

Já na rua desde março, o CD e LP de estréia da gravadora independente MoMo King Records, já teve lançamento aclamado no RJ e SP.

Cotado pela crítica nacional como um dos melhores discos e show do ano, a apresentação em Porto Alegre conta com praticamente o mesmo time da gravação realizada em maio de 2010 por Gilberto Ribeiro no Estúdio Mu Bemol(Poa-RS) e masterizada por Julio Porto em Abbey Road(Londres-UK): 

Os talentosos Charão (trombone), Rodrigo Siervo (sax), Roberto Scopel (trompete) e Mateus Mapa (flauta) nos sopros, Gelson Ribeiro (bateria), Jeferson Moreira, Antônio “Neguinho” Barbosa e Paulinho McLaren nas percussões, Marco Farias (teclado), Everton Velasquez (baixo) e Chico Paixão (guitarra) completam a seleção.

Somado aos 11 músicos, o show ainda tem participações especiais de Xandele (parceiro em O CONJUNTO DA OBRA) e Antonio Carlos Falcão (autor de SAMBA DA GAMBOA).

Além da execução do disco na íntegra, composições de Tonho do tempo da ULTRAMEN como PELEIA, DÍVIDA, SANTO FORTE, É PROIBIDO e a explosiva GANGUE DA MATRIZ.

Serviço

TONHO CROCCO

Show de lançamento do CD e LP “O Lado Brilhante da Lua”

30 de setembro, sexta, 21 horas

Teatro Renascença

Av. Érico Veríssimo, 307 – Porto Alegre (51 3289.8067)

Ingressos :

R$ 25 antecipados na Lancheria do Parque (Av. Osvaldo Aranha, 1086)

R$ 30 no local (bilheteria aberta às 20 hs)

 

Apoiam este show : Cervejas Província, Transcendental Áudio,THC Transportes, Cozinha de Afrodite e Tirage Serigrafia

Promoção : Ipanema FM

Realização : Central de Bandas

Contatos com o artista : Central de Bandas 51 3212.8577

 

03.09.2011

  

O LADO BRILHANTE DE TONHO CROCCO

 

                   Há na vida um desafio constantemente reaberto, e talvez seja possível dizer que ela mesma, a vida, em si não é nada mais do que este próprio desafio: o dar-se a viajar sempre a meio caminho num percurso não mapeado onde qualquer novo passo ou opção multiplica encruzilhadas, num percurso onde cada movimento ou escolha impõe um relançar dos dados perante as novas linhas de horizonte que sequer se davam a perceber. Nesta viagem, a vida se revela tão transitória e fugaz quanto a própria imagem de uma linha de horizonte a formar-se no fundo de um olho atento, tão transitória e fugaz quanto o próprio olho atento a procurar as sutilezas de uma nova paisagem, ou como aquele mesmo que se permite olhar o cotidiano – e seguir neste caminho de escolhas nem sempre tranquilo – a angariar e investir neste desejo de viajar, de percorrer mundos. O que realmente se impõe é este presente absurdamente reaberto e relativamente imponderável, e o que realmente importa é manter o coração e a mente abertos e atentos: importa o homem e o agora, o seu ímpeto renovado e todo o território livre de criação que se constrói a cada novo passo. Resta-nos habitar este presente. Resta-nos desejar ser este homem atento que, sempre que preciso, joga novamente os dados contra toda apologia dos confortos. Resta a ousadia da criação. Os próprios resultados importam menos do que o sentido do processo: importa é jogar o jogo como quem dança sobre um extenso campo minado ou ao longo de uma frágil corda bamba, ou como quem tenta fazer dos campos minados e das cordas bambas um renovado trampolim pra criação. Alegrar-se neste aparente absurdo é tanto um meio quanto um fim. Quando os resultados ficam bons, ora, tanto melhor.

                  

            Com O Lado Brilhante da Lua, seu primeiro LP solo, Tonho Crocco dá um passo definitivo para além do campo minado e da corda bamba que o separavam da consolidação de sua carreira solo como compositor, letrista, cantor e instrumentista. Amadurecido ao longo de quase duas décadas de carreira em projetos de peso como De Falla, Ultramen, Black Master, Casa da Sogra e Tonho Crocco & Brazilian Sound Machine, e certamente aproveitando do melhor desta bagagem toda, seu novo trabalho apresenta um resultado totalmente distinto e verdadeiramente autoral. Se é certo dizer que não se pode viajar sem uma escolha mínima de bagagem, também é justo dizer que toda bagagem só toma sentido de acordo com os horizontes que a solicitam, nas novas paisagens que sugerem um uso. Tonho Crocco pegou em suas mãos sua bagagem e a transcriou; deste lance de início já necessariamente vencedor, soube ainda escolher entre as encruzilhadas e ousar opções pessoais. Sai do outro lado desta passagem absolutamente fortalecido: não só é outro como tem em mãos um monumento vivo desta mudança. Pensado durante sua temporada entre as paisagens de Nova Iorque, onde gravou o muito bem recebido EP Teto Solar (2009), bem como nos seus mais de 70 shows de divulgação realizados no Brasil e na turnê européia – que passou pelas paisagens de Londres, Paris e Barcelona –, O Lado Brilhante da Lua é inteligente e contemporâneo. Gravado no estúdio Mu Bemol, em Porto Alegre, e masterizado no mitológico Abbey Road Studios, em Londres, o disco – com prensagem também em vinil – marca o lançamento de seu novo selo independente, o MoMo King Records. Tonho aparece como compositor, assinando a grande maioria das faixas do disco, e também como instrumentista diverso, tendo gravado violões, guitarras, baixos e teclados. Compôs grande parte dos arranjos e, como sempre, canta. Amparado também por um time de músicos e convidados de peso, o disco exala uma musicalidade diversa entre o samba, o sambalanço, a soul music e o afrobeat. Destaque também para as letras que, sem perder a poética crítica já característica de sua história e personalidade, inovam ao apresentar também um olhar sutil e apurado sobre temas do cotidiano humano. O Lado Brilhante da Lua mostra que Tonho Crocco não é mais réu primário. Mostra que, nestas passagens, ele conseguiu reinventar tanto as suas próprias quadraturas quanto as suas mais áridas saudades. Mostra que soube provar dos doces amargos deste caminho e ainda assim conseguir abrir suas alas de forma destemida e solar. Mostra – no conjunto da obra do LP – o seu próprio lado brilhante.

         

                   Resta-lhe agora seguir relançando seus dados.

                   Continuar reinventando suas paisagens e também sua própria música.

                   Se é fácil falar, é certo que ele já está experimentado e sabe bem disso.

 

 

Stéfanis Caiaffo – Pesquisador musical e Seletor nas festas Voodoo e Caixa Preta

                   

19.08.2011

 PROTESTO DA MATRIZ 

O TAMBORAÇO, O MANIFESTO, O MOVIMENTO #FREETONHOCROCCO E A MANIFESTAÇÃO PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CONTRA O AUMENTO ABUSIVO DOS DEPUTADOS, VÃO ACONTECER JUNTOS E DE FORMA PACÍFICA DIA 22 DE AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA AS 15h NA PRAÇA DA MATRIZ.
COMPAREÇAM.
VAMOS PRA RUA!

02.08.2011

Manifesto contra a censura e pela liberdade de expressão 

Porto Alegre, 02 de agosto de 2011
 
Eu, Antonio Carlos Crocco, nome artístico Tonho Crocco, Brasileiro e morador da cidade de Porto Alegre/RS estou sendo processado por intermédio de uma ação no Ministério Público encaminhada em nome do ex-presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e atual Deputado Federal do PDT GIOVANI CHERINI por crimes contra a HONRA.
A audiência preliminar acontece no dia 22 de agosto de 2011, segunda-feira às 15h no Foro Central de Porto Alegre/RS.
 
Explicando a situação: 
No dia 21 de dezembro de 2010, 36 deputados estaduais votaram a favor do aumento de 73% de seus próprios salários.
O substituto do Projeto de Lei 352/2010, elevou o salário dos parlamentares de R$ 11.564,76 para R$ 20.042,34.
Em menos de 24h consegui compor e gravar o vídeo protesto "Gangue da Matriz" que já recebeu mais de 37 mil visualizações no Youtube e está a disposição para download no www.tonhocrocco.com 
Para quem não viu, aqui o link
http://www.youtube.com/watch?v=SukPLNWgY7M
 
A assembléia, representada na época pelo Deputado GIOVANI CHERINI encaminhou ao Ministério Público representação de ilicitude, pedindo providências, na qual fui intimado e indiciado por CRIMES CONTRA A HONRA.
O artigo 138, 139 e 140 do código penal prevê pena de 1 mês a 2 anos de detenção.
 
Não seria esta ação uma forma de censura à liberdade de expressão?
Não estaria o excelentíssimo Deputado ou a quem ele representou agindo de forma truculenta?
Estaríamos retrocedendo aos tempos da ditadura?
Será mesmo que estamos numa democracia?
 
Meu verdadeiro temor é que se abra um precedente coibindo as manifestação políticas; principalmente aquelas que usam de vias pacíficas e da ARTE como forma de expressão.
Gostaria de contar com o apoio e mobilização dos que concordam com esta filosofia. Não apenas a classe artística e sim de todas pessoas que compartilham esta visão.
 
Repasse e divulgue este manifesto.
Envie sua mensagem para contato@tonhocrocco.com ou www.twitter.com/tonhocrocco que divulgaremos no site e em todas as redes sociais.

 

09.06.2011

 Tonho Crocco vem a São Paulo lançar o cd e vinil "O Lado Brilhante da Lua"

Após três meses na Europa e a um ano na estrada com o EP de estréia ""Teto Solar"", o ""folião"" Tonho Crocco (vocalista da banda gaúcha Ultramen) promove a chegada do CD e do Vinil ""O Lado Brilhante da Lua"".
A música que dá nome ao disco foi lançada dia 4 de Novembro com o download gratuito pelo site www.tonhocrocco.com

""O título, é uma homenagem ao ""The Dark Side of the Moon"" do Pink Floyd. Mas com um conceito oposto. Gosto muito desse disco, mas queria tomar um rumo inverso no meu trabalho. Uma visão iluminada da vida; algo como ""The Bright Side of Tonho"". Ao invés de temas sombrios e introspectivos quis inaugurar meu começo autoral com felicidade e libertação"" explica o cantor.

A faixa conta ainda com a participação de uma de suas principais influências: 
""Luís Vagner, o Guitarreiro, fez sua guitarra uivar pra lua! É sério!"".

O talento e versatilidade dos músicos Marco Farias (teclados), Everton Velasquez (baixo), Gelson Ribeiro (bateria), Marquinhos Nunes (percussão), Charão (trombone), Rodrigo Siervo (sax), Roberto Scopel (trumpete), Mateus Mapa (flauta) e Tonho Crocco (vocais, letras, guitarras e arranjos) foi registrado e mixado por Gilberto Ribeiro em sessões realizadas no mês de Junho de 2010 no estúdio Mu bemol (Porto Alegre/RS). Julio Porto (guitarrista da Ultramen) e Alex Wharton masterizaram em Abbey Road/Londres. A produção ficou a cargo do iniciante MoMo King, que inaugura o selo independente MoMo King Records em grande estilo.



Serviço:::Tonho Crocco - Lançamento do Vinil "O Lado Brilhante da Lua"

Participações especiais de Luís Vagner Guitarreiro, Guri Assis Brasil e Guilherme Almeida da banda Pública

Sábado (11/06/2011) às 23h30 @ URBAN LOUNGE
Comanche orgulhosamente apresenta: Diretamente de Porto Alegre, O vocalista da banda Ultramen em show solo, mostrando seu lado groove!

Sound System: Thiago Deejay, Guss e Makako - tocando samba-rock, brasilidades, original funk, hip-hop old school e ska!
R$15 entrada ou R$50 consuma
Urban Lounge - R. Carlos Vicari, 263 - Lapa - São Paulo/SP - Próximo ao SESC Pompéia e à Rua Guaicurus - 11 2339-0595 - www.urbanlounge.com.br

Terça (14/06/2011) às 21h @ CHOPERIA SESC POMPÉIA

Projeto Prata da Casa
Entrada franca
Sesc Pompéia - Rua Clélia, 93 - Pompéia - São Paulo/SP
telefone: 11 3871-7700 
e-mail: email@pompeia.sescsp.org.br
 

 

Registros 1 a 10 de 19
Avançar Último
© Copyright Tonho Crocco 2010, todos os direitos reservados
Digital Art